REPUBLICA FEDERATIVA DO
BRASIL
GOVERNO
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA
DO ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DOS
DESPORTOS
ESCOLA
ESTADUAL "JERÔNIMO ROSADO "
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO:
ELABORADOR:
WILLIAM PEREIRA DA SILVA
PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO
ROSADO
MOSSORÓ, JUNHO DE 2004.
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO
- JUSTIFICATIVA
- OBJETIVOS:
- GERAL
- ESPECIFICOS
- DESENVOLVIMENTO;
- METODOLOGIA
- LOCAIS DAS ATIVIDADES
- TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
- RECURSOS UTILIZADOS
- PROGRAMA ANUAL
- BIBLIOGRAFIA
APRESENTAÇÃO
A prática do jogo de xadrez
tem crescido de maneira significativa em toda rede pública de ensino estadual
em Mossoró. São expressivos os números de alunos que praticam e querem praticar
o Xadrez. Muitas são as escolas Estaduais de Mossoró e da jurisdição do 12º
DIRED que já atuam com o jogo de xadrez como modalidade esportiva e atividades
extra-classe; E.E. Jerônimo Rosado, E.E. Aida Ramalho, E.E. Ewerton Cortez,
E.E. Abel Coelho, E.E. Centenário, E.E. Paulo Freire, E.E. Raimundo Gurgel e
tantas outras.
Com todo esse crescimento
temos de dar condições para a
implantação de um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR com todos os recursos físico,
humano e material para serem utilizados pelos alunos da rede pública estadual,
e que este Clube seja numa sala ampla,
bem iluminada, ventilada ou climatizada, com 20 mesas, 40 cadeiras, 20 conjunto
de peças de xadrez, 20 relógios de xadrez, 20 tabuleiros de xadrez tudo
padronizado e ainda birôs, estantes, mural de xadrez, quadro de lousa, estantes
e material de expedientes, orçado em média (+/-) R$ 5.000,00.
A implantação do CLUBE
ESCOLAR DE XADREZ, dará preferência a ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO , que já
desenvolve o jogo de xadrez há nove anos e tem um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR em
sala improvisada e recursos escassos. Serão realizadas oficinas com exposição
de textos, fotos, murais, demonstração do jogo de xadrez e cursos para professores
e alunos em todas as escolas da rede publica estadual ligadas ao 12º DIRED,
incentivando a todos a praticarem o \Xadrez e freqüentar o CLUBE ESCOLAR DE
XADREZ DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO.
JUSTIFICATIVA
O
projeto xadrez nas escolas públicas, surgiu da experiência vivida pelo
professor autor desse projeto, WILLIAM PEREIRA DA SILVA, durante oito anos desenvolvendo o jogo de
xadrez na ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, e como diretor técnico da
modalidade xadrez nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte ( JERN'S
), regional Mossoró, desde l996.
Durante essa experiência desenvolvendo o xadrez como uma disciplina
extra-classe e modalidade esportiva, foram adquiridos conhecimentos importantes
sobre esse jogo . Conhecimentos estes que nos levaram a descobrir que o jogo de
xadrez está implantado em várias escolas do Brasil numa escala bastante
acentuada.
A presença do xadrez na grande maioria dos centros educativos é hoje
uma realidade. Seja por meio das associações de pais, de clubes esportivos,
escolas municipais, de algum professor com interesse pelo xadrez, ou inclusive
através de academias privadas , raramente há um colégio que não tenha algum
tipo de aula de xadrez de forma extra-curricular. " É uma situação de
feito e não de direito".
Esse projeto de xadrez nas escolas justificam sua existência por estar
demonstrando que o xadrez:
- É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
- Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
- Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
- Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
- Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
- Proporciona prazer em seu estudo e prática.
- Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
- Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou
cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande
impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da
memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi
constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a
derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso
nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar
conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente
calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além
de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.
O raciocínio lógico e a capacidade de calculo são estimulados,
produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque
particularmente notável em casos de Física e matemática.
Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a
influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.
Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que
começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos
da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória.
Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava
o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo que estudava
o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na
parte de cálculos como na parte verbal.
Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de
xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço,
concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.
Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui,
não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como
também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.
Nesse mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para
crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o
rendimento geral de seus alunos.
Fergusson, em 1983, demonstrou a influencia decisiva do xadrez sobre o
pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos
desta disciplina.
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de
Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1.
A atenção e concentração;
2.
O julgamento e o planejamento;
3.
A imaginação e a antecipação;
4.
A memória;
5.
A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6.
O espírito de decisão e a coragem;
7.
A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8.
A criatividade;
9.
A inteligência;
10.A organização metódica do
estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.
" Depois de anos pesquisando o desenvolvimento da concentração em
crianças e adolescentes posso afirmar que o progresso mais acentuado
coincide-se com o começo da prática do xadrez, o qual influe, sem dúvida, na
mentalidade deles".
KROGIUS, N. V. La psicologia em ajedrez.
"A impossibilidade de conhecer o melhor lance em uma partida de
xadrez é que eleva o xadrez de um jogo científico para uma forma de arte, um
meio de expressão individual".
JOHN
R. BOWAN(Físico)
“Por isso o xadrez merece credito, porque
ensina o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e
entender a realidade que se apresenta.”
E, além disso, aprender que as peças no xadrez não têm valores
absolutos, que se deve controlar as posições das demais peças, tanto as
próprias como as do adversário, para armar uma estratégia. Ter a percepção de
flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.
Quantas vezes podemos notar crianças, por exemplo, ao não entenderem o
que o enunciado do problema lhe diz. Não sabem solucioná-lo, aprendem
fórmulas de memória, quando encontram
textos diferentes não acham a resposta correta.
Devemos conseguir que as crianças e jovens encontrem seus próprios
sistema de ação e para isso teremos que evitar, sempre que possível, as
soluções mecanizadas.
Assim na escola secundária com os dados de um teorema e sua idéia, a
demonstração pode ser encontrada pelo aluno, porém para que isso aconteça é
importante um certo treinamento na escola fundamental.
Sentindo a
importância que o jogo de xadrez tem hoje no âmbito escolar no mundo e no
Brasil, elaboramos esse projeto xadrez nas escolas, para ser implantado nas
escolas estaduais de Mossoró e quem sabe
no futuro em todo estado.
Trata-se de um
instrumento de grande relevância para divulgar e difundir o xadrez, tornando-o
popular e objeto de estudo para ser admirado, praticado e construir uma
disciplina opcional ou curricular obrigatória nas escolas.
Nossa idéia é que em uma época em que os conhecimentos se ultrapassam
em quantidade e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança pode obter
em sua escolaridade é um PENSAMENTO ORGANIZADO, utilizando para isso o xadrez
como recurso.
“Os hindus explicam pelas casas do
tabuleiro a passagem do tempo e das idades, as grandes influências que regem o
mundo e os vínculos que unem o xadrez com as almas humanas.” .......... Al Masudi, historiador árabe, no ano 947.
QUADRO COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DO XADREZ E
SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS
CARACTERÍSTICAS
DO XADREZ
|
IMPLICAÇÕES NOS ASPECTOS
EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DO CARÁTER
|
Concentração enquanto imóvel na cadeira
|
Desenvolvimento do autocontrole
psico-físico
|
Fornecer um número de movimentos num
determinado tempo
|
Avaliação da hierarquia do problema e a
locação do tempo disponível
|
Movimentar peças após exaustiva análise
de lances seguintes
|
Desenvolvimento da capacidade para
pensamento abrangente e profundo
|
Encontrar um lance, a procura de outro
melhor
|
Empenho no progresso contínuo
|
De uma posição a principio igual,
direcionar a uma conclusão brilhante(combinação)
|
Criatividade e imaginação
|
O resultado indica quem tinha melhor
plano
|
Respeito à opinião do interlocutor
|
Entre várias possibilidades, escolher uma
única, sem ajuda externa
|
Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia
|
Um movimento deve ser conseqüência lógica
do anterior devendo apresentar o seguinte
|
Capacidade para o pensamento e execução
lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio.
|
PÚBLICO
ALVO:
·
Alunos, professores e funcionários da rede
estadual de ensino de Mossoró.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NO PROJETO:
- Educação Física
OBJETIVOS
GERAIS DO PROJETO
·
Proporcionar aos alunos da rede pública estadual a oportunidade de
conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas
habilidades cognitivas, democratizando
este jogo-arte-ciência popularizando-o nas escolas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
· Criar
um intercâmbio entre as escolas estaduais.
·
Oferecer aos alunos uma opção de atividades extra-classe.
·
Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e
material necessário para evoluir na
sua aprendizagem.
·
Preparar alunos da rede pública para torneios e competições.
·
Incentivar a pratica do xadrez e preparar os alunos para realizar
competição interna nas suas respectivas escolas.
·
Educar através da ética enxadrística.
·
Implantar definitivamente o clube de xadrez escolar.
DESENVOLVIMENTO DO
PROJETO (ETAPAS)
O Projeto Xadrez Nas Escolas Públicas Estaduais foi planejado para
ser executado por etapas:
1ª ETAPA - INSTALAÇÃO DA SALA
Instalar uma sala na
Escola Estadual "Jerônimo Rosado", com todas as condições possíveis e
necessárias ao desenvolvimento do jogo de xadrez para no mínimo vinte e no
máximo trinta alunos. Esta sala deverá ser ampla, isolada, ventilada ou climatizada,
iluminação adequada e ter todos os recursos materiais como lousa, birôs,
estantes, mesas e cadeiras adequadas ao
jogo de xadrez, tabuleiros e peças oficiais, relógios para xadrez e os recursos didáticos. (ver recursos humanos
e materiais ).
2ª ETAPA - FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO
A formação das equipes
de trabalho será feita através de convites e convocações de pessoas ligadas ao
jogo de xadrez. Num primeiro momento serão convocados todos os professores da
rede estadual de ensino que tenham carga horária na modalidade de xadrez, em
seguida convidar professores, alunos e funcionários da E.E. Jerônimo Rosado,
voluntários da comunidade, integrantes do clube mossoroense de xadrez e
colaboradores diversos. Nesta etapa estaremos discutindo e planejando a melhor
maneira de executar o projeto nas escolas.
3ª ETAPA -ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Em parceria com o 12º DIRED, faremos um levantamento das escolas
estaduais jurisdicionada a este núcleo e elaboraremos um cronograma de
atividades para realizar as oficinas de xadrez. Essa oficinas serão
distribuídas e executadas de acordo com a realidade de cada escola com respaldo do 12° DIRED .
4ª ETAPA - FUNCIONAMENTO DA SALA DE XADREZ NA ESCOLA ESTADUAL
"JERÔNIMO ROSADO".
Antes de começarmos as oficinas nas outras escolas iniciaremos o
funcionamento da sala de xadrez que denominaremos de CLUBE ESCOLAR DE XADREZ. Uma equipe realizará a
divulgação do projeto em todas as salas de aulas da E.E. JERÔNIMO ROSADO, nos
três turnos, incentivando os alunos a participarem das atividades que serão
realizadas no CLUBE ESCOLAR DE XADREZ. Faremos suas inscrições e
distribuiremos todos nos seus respectivos horários de acordo suas
disponibilidades e de seu nível, se é praticante ou iniciante no
xadrez.
5ª ETAPA - AS OFICINAS DE XADREZ
As oficinas consistem na apresentação do jogo de xadrez por equipes previamente selecionadas e
treinadas no próprio clube escolar de xadrez. Com todo material disponível visitaremos as escolas e
faremos apresentações através de
jornais, revistas, cartazes, encenações, aulas, palestras e todo material
necessário para demonstração do jogo de
xadrez. Previamente planejada e elaboradas para serem executadas de acordo com
a realidade da escola visitada. Nessas oficinas incentivaremos a pratica do
jogo de xadrez e incentivaremos a todos a implantar o xadrez na escola, com
elaboração de projetos e solicitação aos órgãos competentes e de recursos para
viabilizar tal intento.
Todos receberão convites para freqüentar o CLUBE ESCOLAR DE XADREZ
da E. E. JERÔNIMO ROSADO, onde serão inscritos em horários pré-estabelecidos e
receberão todo apoio para sua participação como principiante ou praticante do
jogo de xadrez.
As oficinas serão
realizados em data e horários definidos pela própria escola junto ao CLUBE
ESCOLAR DE XADREZ.
Nessas oficinas poderão
aparecer alunos com nível avançado no jogo do xadrez, os mesmo serão orientados
e atualizados em relação aos torneios e campeonatos e receberão atenção
especial para serem treinados e servirem
de elo entre sua escola e o clube
escolar de xadrez.
6ª ETAPA - ORGANIZAR O FUNCIONAMENTO DO CLUBE ESCOLAR DE
XADREZ.
O CLUBE ESCOLAR DE XADREZ funcionará nos três turnos onde será
escalonado o pessoal que irá executar os trabalhos. Um programa anual com
conteúdos elaborados de acordo com o nível das turmas selecionadas
norteara a metodologia de ensino.
Um corpo administrativo
escolhido pelo diretor da escola, orientado pela equipe responsável do projeto
criará um estatuto para nortear e
disciplinar o funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ
.7ª ETAPA - ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÕES.
Definido as normas e
regulamento do funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, a equipe
responsável pela direção acompanhará o bom andamento das atividades,
preservando o patrimônio, a disciplina interna e realizando reuniões para
planejar e avaliar os alunos
participantes.
8ª ETAPA - REALIZAR TORNEIOS E CAMPEONATOS.
No primeiro bimestre de funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ,
serão realizados torneios e campeonatos com
os participantes que apresentarem desempenho satisfatório no jogo de
xadrez e os enxadristas que já participaram de eventos anteriormente. Nesta etapa não é obrigatória a participação
de todos nos torneios e campeonatos, porque o nosso objetivo maior é implantar
uma metodologia em que o xadrez seja visto como um instrumento para a educação
global do aluno, um suporte pedagógico a
ser utilizado na escola e não uma
modalidade esportiva.
9ª ETAPA - CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE XADREZ.
Na rede estadual de ensino existem professores com carga horária
especifica para o xadrez como modalidade esportiva, visando somente a participação
de alunos nos jogos escolares e torneios ou campeonatos existentes em
Mossoró. O número destes professores é
reduzido e poucos tem conhecimentos
profundo sobre o jogo de xadrez e
como o mesmo desenvolve-se na realidade. É preciso realizar cursos de xadrez
para preparar esses e outros professores para
deixá-los aptos a lecionar
essa disciplina.
O CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, elaborará esses cursos e em parceria
com 12º DIRED serão realizados
periodicamente. Serão oferecidos cursos também para outras pessoas interessadas
em aprender o xadrez, dando prioridade aos funcionários públicos.
10ª ETAPA - ESTUDOS DE NOVA PERSPECTIVAS PARA O XADREZ
No último bimestre do ano letivo realizarem um fórum para avaliar e
debater o desenvolvimento do projeto para sabermos se houveram avanços ou
retrocessos na metodologia aplicada e definir os rumos a serem seguidos. É
objetivo a continuação desse projeto para num futuro próximo implantar
definitivamente o xadrez como uma disciplina opcional ou curricular obrigatória
nas escolas estaduais.
LOCAIS DAS ATIVIDADES
Escolas
Estaduais jurisdicionadas ao 12º DIRED
TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
Todo ano
letivo
RECURSOS HUMANOS E MATERIAL
RECURSOS
HUMANOS;
§
Professores da rede estadual de ensino com carga
horária na modalidade de xadrez
§
Professores e funcionários da E. E. JERÔNIMO
ROSADO
§
Voluntários
§
Participantes do clube mossoroense de xadrez
RECURSOS
MATERIAIS;
.Recursos materiais, mínimos necessários para implantação do
CLUBE DE XADREZ ESCOLAR, para serem utilizados por grupos com média
20 a 30 alunos.
RECURSOS
|
QUANTIDADE
|
CUSTOS (+/-)
|
Tabuleiros de xadrez oficial
|
20
|
800,00
|
Conjuntos de peças para xadrez oficial
|
20
|
1.000,00
|
Relógios para xadrez oficial
|
20
|
1.200,00
|
Mesas padronizadas para o xadrez com duas gavetas
|
15
|
800,00
|
Cadeiras padronizadas
|
20
|
400,00
|
Quadro de lousa
|
01
|
80,00
|
Birôs
|
02
|
90,00
|
Estantes
|
02
|
150,00
|
Pincel atômico
|
05
|
-
|
Tabuleiros de xadrez escolar confeccionado em
napa tamanho 50x50 cm.
|
05
|
200,00
|
Tabuleiro Mural
|
01
|
100,00
|
Despesas transportes
|
-
|
500,00
|
Material didatico
para oficinas
|
-
|
300,00
|
CUSTO TOTAL APROXIMADO
|
|
5.720,00
|
SUGESTÃO DE MATERIAL COMPLEMENTAR
LIVROS:
Bobby Fisher Ensina Xadrez
Coleção IRIS -
Editora Cedibra
Manual de Xadrez
Idel Becker
Livraria Nobel
SA- São Paulo - SP
Xadrez
Básico
Dr. Orfeu
Gilberto D'agostini
EDIOURO
XADREZ
- Partidas selecionadas de V.V. Smyslov
IBRASA
Ataque e Contra-ataque no xadrez
Fred Reinfeld
IBRASA
Lições
Elementares de Xadrez
José Raul Capablanca
Hemus Editora Ltda
Fone:(011)2799911
Estratégias
Vitoriosas no xadrez
Yasser
Seirawan-8604 e (011)820-6622.
MAKRON Books do Brasil Editora Ltda - Sã- SP o
Paulo
PROGRAMA ANUAL
1 -
Histórico.
2 -
Objetivo pedagógico do jogo.
3 - O
tabuleiro;
Divisão
Nomenclatura das casas
4 - As
peças;
Nome das
peças e
suas posições no tabuleiro
As peças e
seus movimentos
O valor das
peças
Os três
movimentos especiais
O deslocamento
das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
Como eliminar
as peças adversárias
5 - O xeque
e o xeque-mate;
Objetivo
principal do jogo ( o xeque-mate )
Xeque a
descoberto
Empate por
afogamento
O xeque
contínuo
Abandono de
partida
6 - Anotações
enxadrísticas;
Anotação descritiva
Sistema
algébrico
Anotações e
leituras de partidas
Simbolos
Termos
técnicos
Outras
anotações.
7 - A ética
enxadrística;
Normas de conduta esportiva
Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
Coordenação motora no manuseio
das peças, relógio e súmulas.
8 - O jogo
de xadrez;
Noções básicas do jogo de xadrez
Como iniciar uma partida
Abertura, jogo médio e final
Planos de jogo
Técnicas enxadristicas
Saída com as brancas e com as pretas
Partidas instrutivas
Miniaturas
Exercícios diversos com jogadas a resolver
Partidas memoráveis.
9 - Regras
oficiais, regulamentos e sistemas de competições;
Regulamento internacional ( FIDE)
Leis do xadrez
Regras atualizadas
Torneios;
Oficial
Rápido
Ativo
Relâmpago
Por equipe
Outros sistemas.
Sistemas de competições;
Suíço e schuring.
10 - Ataque
e contra-ataque no xadrez;
Ponto de vista das brancas
Ponto de vista das pretas
Como controlar o centro
Defesas siliciana, ninzoíndia da dama, alekhine, filidor...
Ataques do gambito dama, Evans recuado, Ruy Lopes, partida vienense...
11-
Participações em torneios e campeonatos;
Jogos internos na própria escola
Jogos escolares
Torneios municipais, regional, estadual, nacional e internacional
Torneios pelo clube epistolar brasileiro
Campeonatos pelo clube brasileiro de xadrez
Torneios pela internet.
12 -
Avaliações;
Provas escritas e oral -
Trabalhos individuais e em grupos - Resultados em torneios e
campeonatos.
OBSERVAÇÃO: O PLANO ANUAL VARIA DE
ACORDO COM O PROFESSOR QUE VAI APLICAR
UM PROGRAMA DE XADREZ.
BIBLIOGRAFIA
FISCHER, J. Como é fácil aprender xadrez- Porto
Alegre - Rigel, 1991
REMFELD,
Fred. Xeque-mate - o raciocínio em
xeque - São Paulo, 1973
CORTEZ,
Cleandro. Projeto curso básico de
xadrez - Açu-Rn, apostilha, 2002
DE SÁ,
Antonio Vilar Marques. O xadrez e a evolução - Curitiba: revista preto e
branco, 1990.
LASKER,
Edward. A aventura do xadrez - São Paulo: Ibrasa, 1962
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE XADREZ NAS ESCOLAS-( 1º : 1993
Curitiba) Anais Curitiba CBX
NOTÍCIAS DO TABULEIRO. Clube mossorense de xadrez, Ano 1 -
Mossoró-Rn. 1ª edição, Junho 2000
VASCONCELOS, F. A. - Apontamentos para uma história de xadrez e
125 partidas brilhantes.
Brasília/DF: Da Anta Casa editora, 1991
BATISTA, Gerson Peres. - Projeto para ensino de xadrez em
escolas e clubes - Federação Espírito-santense de xadrez - Es - 2003.
LLADA, David. -
Xadrez: um meio pedagógico a ser explorado – Oviedo(Espanha) 2003. Publicação: suplemento escolar
"Aula" do diário, 25 de março de 2003 - El Mundo.
DA SILVA, Wilson. – Xadrez nas escolas, Projeto da Fundação Cultural de Curitiba
. Curitiba -1997.
Fim
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