sábado, 5 de novembro de 2011

PROJETO XADREZ












 
           REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DOS  DESPORTOS
ESCOLA ESTADUAL "JERÔNIMO ROSADO "
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO:


        


                        
PROJETO 
XADREZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS 


   












ELABORADOR:
WILLIAM PEREIRA DA SILVA

PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA

ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO




MOSSORÓ, JUNHO DE 2004.




SUMÁRIO




      • APRESENTAÇÃO

      • JUSTIFICATIVA

      • OBJETIVOS:

          • GERAL
          • ESPECIFICOS


      • DESENVOLVIMENTO;


          • METODOLOGIA
          • LOCAIS DAS ATIVIDADES
          • TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
          • RECURSOS UTILIZADOS



      • PROGRAMA ANUAL



      • BIBLIOGRAFIA














APRESENTAÇÃO



A prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa em toda rede pública de ensino estadual em Mossoró. São expressivos os números de alunos que praticam e querem praticar o Xadrez. Muitas são as escolas Estaduais de Mossoró e da jurisdição do 12º DIRED que já atuam com o jogo de xadrez como modalidade esportiva e atividades extra-classe; E.E. Jerônimo Rosado, E.E. Aida Ramalho, E.E. Ewerton Cortez, E.E. Abel Coelho, E.E. Centenário, E.E. Paulo Freire, E.E. Raimundo Gurgel e tantas outras.
Com todo esse crescimento temos de dar condições para a  implantação de um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR com todos os recursos físico, humano e material para serem utilizados pelos alunos da rede pública estadual, e que este Clube seja  numa sala ampla, bem iluminada, ventilada ou climatizada, com 20 mesas, 40 cadeiras, 20 conjunto de peças de xadrez, 20 relógios de xadrez, 20 tabuleiros de xadrez tudo padronizado e ainda birôs, estantes, mural de xadrez, quadro de lousa, estantes e material de expedientes, orçado em média (+/-)  R$ 5.000,00.
A implantação do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, dará preferência a ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO , que já desenvolve o jogo de xadrez há nove anos e tem um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR em sala improvisada e recursos escassos. Serão realizadas oficinas com exposição de textos, fotos, murais, demonstração do jogo de xadrez e cursos para professores e alunos em todas as escolas da rede publica estadual ligadas ao 12º DIRED, incentivando a todos a praticarem o \Xadrez e freqüentar o CLUBE ESCOLAR DE XADREZ DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO. 








JUSTIFICATIVA

  O projeto xadrez nas escolas públicas, surgiu da experiência vivida pelo professor autor desse projeto, WILLIAM PEREIRA DA SILVA,  durante oito anos desenvolvendo o jogo de xadrez na ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, e como diretor técnico da modalidade xadrez nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte ( JERN'S ), regional Mossoró, desde l996.
Durante essa experiência desenvolvendo o xadrez como uma disciplina extra-classe e modalidade esportiva, foram adquiridos conhecimentos importantes sobre esse jogo . Conhecimentos estes que nos levaram a descobrir que o jogo de xadrez está implantado em várias escolas do Brasil numa escala bastante acentuada.
A presença do xadrez na grande maioria dos centros educativos é hoje uma realidade. Seja por meio das associações de pais, de clubes esportivos, escolas municipais, de algum professor com interesse pelo xadrez, ou inclusive através de academias privadas , raramente há um colégio que não tenha algum tipo de aula de xadrez de forma extra-curricular. " É uma situação de feito e não de direito".
Esse projeto de xadrez nas escolas justificam sua existência por estar demonstrando que o xadrez:


      • É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
      • Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
      • Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
      • Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
      • Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
      • Proporciona prazer em seu estudo e prática.
      • Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
      • Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.





O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.

O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.

O raciocínio lógico e a capacidade de calculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de Física e matemática.

Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.

Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória.

Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo  que estudava  o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal.

Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.

Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.

Nesse mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o rendimento geral de seus alunos.







Fergusson, em 1983, demonstrou a influencia decisiva do xadrez sobre o pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos desta disciplina.

Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1.        A atenção e concentração;
2.        O julgamento e o planejamento;
3.        A imaginação e a antecipação;
4.        A memória;
5.        A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6.        O espírito de decisão e a coragem;
7.        A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8.        A criatividade;
9.        A inteligência;
                 10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.



" Depois de anos pesquisando o desenvolvimento da concentração em crianças e adolescentes posso afirmar que o progresso mais acentuado coincide-se com o começo da prática do xadrez, o qual influe, sem dúvida, na mentalidade deles".
KROGIUS, N. V. La psicologia em ajedrez.




"A impossibilidade de conhecer o melhor lance em uma partida de xadrez é que eleva o xadrez de um jogo científico para uma forma de arte, um meio de expressão individual".
JOHN R. BOWAN(Físico)



Por isso o xadrez merece credito, porque ensina o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta.”








E, além disso, aprender que as peças no xadrez não têm valores absolutos, que se deve controlar as posições das demais peças, tanto as próprias como as do adversário, para armar uma estratégia. Ter a percepção de flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.

Quantas vezes podemos notar crianças, por exemplo, ao não entenderem o que o enunciado do problema lhe diz. Não sabem solucioná-lo, aprendem fórmulas  de memória, quando encontram textos diferentes não acham a resposta correta.

Devemos conseguir que as crianças e jovens encontrem seus próprios sistema de ação e para isso teremos que evitar, sempre que possível, as soluções mecanizadas.

Assim na escola secundária com os dados de um teorema e sua idéia, a demonstração pode ser encontrada pelo aluno, porém para que isso aconteça é importante um certo treinamento na escola fundamental.

         Sentindo a importância que o jogo de xadrez tem hoje no âmbito escolar no mundo e no Brasil, elaboramos esse projeto xadrez nas escolas, para ser implantado nas escolas estaduais de Mossoró e quem  sabe no futuro em todo estado.
        Trata-se de um instrumento de grande relevância para divulgar e difundir o xadrez, tornando-o popular e objeto de estudo para ser admirado, praticado e construir uma disciplina opcional ou curricular obrigatória nas escolas.

Nossa idéia é que em uma época em que os conhecimentos se ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança pode obter em sua escolaridade é um PENSAMENTO ORGANIZADO, utilizando para isso o xadrez como recurso.

                                                                                   “Os hindus explicam pelas casas do tabuleiro a passagem do tempo e das idades, as grandes influências que regem o mundo e os vínculos que unem o xadrez com as almas humanas.” ..........     Al Masudi, historiador árabe, no ano 947.



QUADRO COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DO XADREZ E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS

CARACTERÍSTICAS DO XADREZ


IMPLICAÇÕES NOS ASPECTOS EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DO CARÁTER
Concentração enquanto imóvel na cadeira
Desenvolvimento do autocontrole psico-físico

Fornecer um número de movimentos num determinado tempo

Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível

Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes
Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo

Encontrar um lance, a procura de outro melhor

Empenho no progresso contínuo

De uma posição a principio igual, direcionar a uma conclusão brilhante(combinação)


Criatividade e imaginação

O resultado indica quem tinha melhor plano

Respeito à opinião do interlocutor

Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa
Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia


Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte

Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio.



PÚBLICO ALVO:

·         Alunos, professores e funcionários da rede estadual de ensino de Mossoró.


                DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NO PROJETO:

  • Educação Física


OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO

·           Proporcionar aos alunos da rede pública estadual a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas,  democratizando este jogo-arte-ciência popularizando-o nas escolas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 ·          Criar um intercâmbio entre as escolas estaduais.
·           Oferecer aos alunos uma opção de atividades extra-classe.
·           Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material      necessário para evoluir na sua aprendizagem.
·           Preparar alunos da rede pública para torneios e competições.
·           Incentivar a pratica do xadrez e preparar os alunos para realizar competição interna nas suas respectivas escolas.
·           Educar através da ética enxadrística.
·           Implantar definitivamente o clube de xadrez escolar.







DESENVOLVIMENTO DO PROJETO (ETAPAS)


O Projeto Xadrez Nas Escolas Públicas Estaduais foi planejado para ser executado por etapas:



1ª ETAPA - INSTALAÇÃO DA SALA

          Instalar uma sala na Escola Estadual "Jerônimo Rosado", com todas as condições possíveis e necessárias ao desenvolvimento do jogo de xadrez para no mínimo vinte e no máximo trinta alunos. Esta sala deverá ser ampla, isolada, ventilada ou climatizada, iluminação adequada e ter todos os recursos materiais como lousa, birôs, estantes,  mesas e cadeiras adequadas ao jogo de xadrez, tabuleiros e peças oficiais, relógios para xadrez e  os recursos didáticos. (ver recursos humanos e materiais ).

2ª ETAPA - FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO

          A formação das equipes de trabalho será feita através de convites e convocações de pessoas ligadas ao jogo de xadrez. Num primeiro momento serão convocados todos os professores da rede estadual de ensino que tenham carga horária na modalidade de xadrez, em seguida convidar professores, alunos e funcionários da E.E. Jerônimo Rosado, voluntários da comunidade, integrantes do clube mossoroense de xadrez e colaboradores diversos. Nesta etapa estaremos discutindo e planejando a melhor maneira de executar o projeto nas escolas.

3ª ETAPA -ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA DE   ATIVIDADES

Em parceria com o 12º DIRED, faremos um levantamento das escolas estaduais jurisdicionada a este núcleo e elaboraremos um cronograma de atividades para realizar as oficinas de xadrez. Essa oficinas serão distribuídas e executadas de acordo com a realidade de cada escola  com respaldo do 12° DIRED .









4ª ETAPA - FUNCIONAMENTO DA SALA DE XADREZ NA ESCOLA ESTADUAL "JERÔNIMO ROSADO".

Antes de começarmos as oficinas nas outras escolas iniciaremos o funcionamento da sala de xadrez que denominaremos de CLUBE ESCOLAR DE XADREZ. Uma equipe realizará a divulgação do projeto em todas as salas de aulas da E.E. JERÔNIMO ROSADO, nos três turnos, incentivando os alunos a participarem das atividades que serão realizadas no CLUBE ESCOLAR DE XADREZ. Faremos suas inscrições e distribuiremos todos nos seus respectivos horários de acordo suas disponibilidades  e de  seu nível, se é praticante ou iniciante no xadrez.


5ª ETAPA - AS OFICINAS DE XADREZ


As oficinas consistem na apresentação do jogo de xadrez  por equipes previamente selecionadas e treinadas no próprio clube escolar de xadrez. Com todo  material disponível visitaremos as escolas e faremos apresentações  através de jornais, revistas, cartazes, encenações, aulas, palestras e todo material necessário  para demonstração do jogo de xadrez. Previamente planejada e elaboradas para serem executadas de acordo com a realidade da escola visitada. Nessas oficinas incentivaremos a pratica do jogo de xadrez e incentivaremos a todos a implantar o xadrez na escola, com elaboração de projetos e solicitação aos órgãos competentes e de recursos para viabilizar tal intento.
Todos receberão convites para freqüentar o CLUBE ESCOLAR DE XADREZ da E. E. JERÔNIMO ROSADO, onde serão inscritos em horários pré-estabelecidos e receberão todo apoio para sua participação como principiante ou praticante do jogo de xadrez.
         As oficinas serão realizados em data e horários definidos pela própria escola junto ao CLUBE ESCOLAR DE XADREZ.
          Nessas oficinas poderão aparecer alunos com nível avançado no jogo do xadrez, os mesmo serão orientados e atualizados em relação aos torneios e campeonatos e receberão atenção especial para serem treinados  e servirem de  elo entre sua escola e o clube escolar de xadrez.

         









 6ª ETAPA -  ORGANIZAR O FUNCIONAMENTO DO CLUBE ESCOLAR DE XADREZ.
 

O CLUBE ESCOLAR DE XADREZ funcionará nos três turnos onde será escalonado o pessoal que irá executar os trabalhos. Um programa anual com conteúdos  elaborados  de acordo com o nível das turmas selecionadas norteara a metodologia de ensino.


  Um corpo administrativo escolhido pelo diretor da escola, orientado pela equipe responsável do projeto criará um estatuto para  nortear e disciplinar o funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ




.7ª ETAPA - ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÕES.

          Definido as normas e regulamento do funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, a equipe responsável pela direção acompanhará o bom andamento das atividades, preservando o patrimônio, a disciplina interna e realizando reuniões para planejar  e avaliar os alunos participantes.

  

8ª ETAPA - REALIZAR TORNEIOS E CAMPEONATOS. 

No primeiro bimestre de funcionamento do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, serão realizados torneios e campeonatos com  os participantes que apresentarem desempenho satisfatório no jogo de xadrez e os enxadristas que já participaram de eventos anteriormente.  Nesta etapa não é obrigatória a participação de todos nos torneios e campeonatos, porque o nosso objetivo maior é implantar uma metodologia em que o xadrez seja visto como um instrumento para a educação global do aluno, um suporte pedagógico a  ser utilizado na escola e não uma  modalidade esportiva.














9ª ETAPA - CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE XADREZ.

Na rede estadual de ensino existem professores com carga horária especifica para o xadrez como modalidade esportiva, visando somente a participação de alunos nos jogos escolares e torneios ou campeonatos existentes em Mossoró.  O número destes professores é reduzido e poucos tem conhecimentos  profundo sobre  o jogo de xadrez e como o mesmo desenvolve-se na realidade. É preciso realizar cursos de xadrez para preparar esses e outros professores para  deixá-los aptos a  lecionar essa  disciplina.
O CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, elaborará esses cursos e em parceria com 12º DIRED  serão realizados periodicamente. Serão oferecidos cursos também para outras pessoas interessadas em aprender o xadrez, dando prioridade aos funcionários públicos.



10ª ETAPA - ESTUDOS DE NOVA PERSPECTIVAS PARA O XADREZ

No último bimestre do ano letivo realizarem um fórum para avaliar e debater o desenvolvimento do projeto para sabermos se houveram avanços ou retrocessos na metodologia aplicada e definir os rumos a serem seguidos. É objetivo a continuação desse projeto para num futuro próximo implantar definitivamente o xadrez como uma disciplina opcional ou curricular obrigatória nas escolas estaduais.


LOCAIS DAS ATIVIDADES

Escolas Estaduais  jurisdicionadas ao 12º  DIRED


 TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO

Todo ano letivo







RECURSOS HUMANOS E MATERIAL




RECURSOS HUMANOS;

§  Professores da rede estadual de ensino com carga horária na modalidade de xadrez
§  Professores e funcionários da E. E. JERÔNIMO ROSADO
§  Voluntários
§  Participantes do clube mossoroense de xadrez


RECURSOS MATERIAIS;

.Recursos materiais, mínimos necessários para implantação do CLUBE DE XADREZ ESCOLAR, para serem utilizados por grupos com média 20 a 30 alunos.

RECURSOS
QUANTIDADE
CUSTOS (+/-)
Tabuleiros de xadrez oficial
20
800,00
Conjuntos de peças para xadrez oficial
20
1.000,00
Relógios para xadrez oficial
20
1.200,00
Mesas padronizadas para o xadrez com duas gavetas
15
800,00
Cadeiras padronizadas
20
400,00
Quadro de lousa
01
80,00
Birôs
02
90,00
Estantes
02
150,00
Pincel atômico
05
-
Tabuleiros de xadrez escolar confeccionado em napa tamanho 50x50 cm.
05
200,00
Tabuleiro Mural
01
100,00
Despesas transportes
             -
 500,00
Material didatico  para oficinas
-
300,00
CUSTO TOTAL APROXIMADO

5.720,00





SUGESTÃO DE MATERIAL COMPLEMENTAR


LIVROS:

Bobby  Fisher Ensina Xadrez
Coleção IRIS - Editora Cedibra


Manual de Xadrez
Idel Becker
Livraria Nobel SA- São Paulo - SP


Xadrez Básico
Dr. Orfeu Gilberto D'agostini
EDIOURO


XADREZ -  Partidas selecionadas de V.V. Smyslov
IBRASA


Ataque  e Contra-ataque no xadrez
Fred Reinfeld
IBRASA


Lições Elementares de Xadrez
José Raul Capablanca
Hemus Editora Ltda
Fone:(011)2799911


Estratégias Vitoriosas  no xadrez
Yasser Seirawan-8604 e (011)820-6622.
 MAKRON Books do Brasil Editora Ltda - Sã- SP o Paulo                      




         



PROGRAMA ANUAL


1 - Histórico.
2 - Objetivo pedagógico do jogo.
3 - O tabuleiro;
       Divisão
       Nomenclatura das casas

4 - As peças;
Nome das peças  e  suas posições no tabuleiro
As peças e seus movimentos
O valor das peças
Os três movimentos especiais
O deslocamento das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
Como eliminar as peças adversárias

5 - O xeque e o xeque-mate;

Objetivo principal do jogo ( o xeque-mate )
Xeque a descoberto
Empate por afogamento
O xeque contínuo
Abandono de partida

6 - Anotações enxadrísticas;

                  Anotação descritiva
Sistema algébrico
Anotações e leituras de partidas
Simbolos
Termos técnicos
Outras anotações.














7 - A ética enxadrística;

Normas de conduta esportiva
Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
Coordenação  motora no manuseio das peças, relógio e súmulas.




8 - O jogo de xadrez;

Noções básicas do jogo de xadrez
Como iniciar uma partida
Abertura, jogo médio e final
Planos de jogo
Técnicas enxadristicas
Saída com as brancas e com as pretas
Partidas instrutivas
Miniaturas
Exercícios diversos com jogadas a resolver
Partidas memoráveis.





9 - Regras oficiais, regulamentos e sistemas de competições;

Regulamento internacional ( FIDE)
Leis do xadrez
Regras atualizadas
Torneios;
Oficial
Rápido
Ativo
Relâmpago
Por equipe
Outros sistemas.
Sistemas de competições;
 Suíço e schuring.









10 - Ataque e contra-ataque no xadrez;

Ponto de vista das brancas
Ponto de vista das pretas
Como controlar o centro
Defesas siliciana, ninzoíndia da dama, alekhine, filidor...
Ataques do gambito dama, Evans recuado, Ruy Lopes, partida vienense...





11- Participações em torneios e campeonatos;

Jogos internos na própria escola
Jogos escolares
Torneios municipais, regional, estadual, nacional e internacional
Torneios pelo clube epistolar brasileiro
Campeonatos pelo clube brasileiro de xadrez
Torneios pela internet.





12 - Avaliações;
Provas escritas e oral -  Trabalhos individuais e em grupos - Resultados em torneios e campeonatos.




 OBSERVAÇÃO: O PLANO ANUAL VARIA DE ACORDO COM  O PROFESSOR QUE VAI APLICAR UM PROGRAMA DE XADREZ.








BIBLIOGRAFIA



FISCHER, J.  Como é fácil aprender xadrez- Porto Alegre - Rigel, 1991
REMFELD, Fred.  Xeque-mate - o raciocínio em xeque - São Paulo, 1973
CORTEZ, Cleandro.  Projeto curso básico de xadrez - Açu-Rn, apostilha, 2002
DE SÁ, Antonio Vilar Marques. O xadrez e a evolução - Curitiba: revista preto e branco, 1990.           
LASKER, Edward. A aventura do xadrez - São Paulo: Ibrasa, 1962
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE XADREZ NAS ESCOLAS-( 1º : 1993 Curitiba)  Anais Curitiba CBX
NOTÍCIAS DO TABULEIRO. Clube mossorense de xadrez, Ano 1 - Mossoró-Rn. 1ª edição, Junho 2000
VASCONCELOS, F. A. - Apontamentos para uma história de xadrez e 125         partidas brilhantes. Brasília/DF: Da Anta Casa editora, 1991
BATISTA, Gerson Peres. - Projeto para ensino de xadrez em escolas e clubes - Federação Espírito-santense de xadrez  - Es - 2003.
   LLADA, David. - Xadrez: um meio pedagógico a ser explorado – Oviedo(Espanha)  2003. Publicação: suplemento escolar "Aula" do diário, 25 de março de 2003 - El Mundo.
DA SILVA, Wilson. – Xadrez nas escolas,  Projeto da Fundação Cultural de         Curitiba                                                .                  Curitiba -1997.

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário