quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que é Psicogenese

A Psicogênese (do grego psyche, alma; genesis, origem) é a parte da Psicologia que se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento etc.

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

ESCRITAS PRÉ-SILÁBICAS:
ESCREVER NÃO É A MESMA COISA QUE DESENHAR
A primeira diferenciação que estabelecerão refere-se à distinção entre os desenhos, por um lado, e outros signos, como letras, números, grafias diversas etc.

GRAFISMOS PRIMITIVOS: RABISCOS, PSEUDOLETRAS
As primeiras tentativas infantis ao escrever produzem alguns signos que já não são desenhos, mas tampouco letras convencionais. São grafias que tentam se parecer com as letras, com maior ou menor sucesso.

DIFERENÇAS ENTRE LETRAS E NÚMEROS
A criança logo notará que existem dois tipos de signos gráficos, além dos desenhos: letras e números. No começo, usam-nos indistintamente.

ESCRITA SEM CONTROLE DE QUANTIDADE
Uma vez que as crianças já sabem que para escrever se usam signos especiais, propõem-se o problema de como podem escrever diferentes coisas. Em algumas crianças -não em todas-, aparece um momento evolutivo em que as escritas ocupam toda a largura da página.

ESCRITAS FIXAS
Nestas primeiras tentativas de escrita, pode ser que a criança ainda não tenha percebido a diferenciação que nós adultos, fazemos entre as palavras: escrevem o mesmo conjunto de signos para qualquer coisa.

ESCRITAS DIFERENCIADAS
As escritas das crianças adquirem rapidamente novas diferenciações: as crianças escrevem palavras longas e curtas, letras grandes e pequenas, variando segundo critérios estabelecidos.

DIFERENCIAÇÃO NA QUANTIDADE, NA ORDEM OU NA VARIEDADE DE
LETRAS

Introduzem mudanças ao escrever diferentes palavras, mediante a variação do repertório de letras utilizadas ou introduzindo mudanças e diferenciações quanto à ordem ou quantidade das letras em cada palavra.

ESCRITAS SILÁBICAS
Cada letra representa um som. Como a unidade de som que se percebe é a sílaba, cada sílaba pode ser representada por um algum símbolo ou por letras correspondentes (vogal ou consoante).
0000 bor-bo-le-ta
000 ca-va-lo Quantitativo (sem valor sonoro)
00 ti-gre
OOEA bor-bo-le-ta Qualitativo (com valor sonoro)
AAO ca-va-lo
IE ti-gre

ESCRITAS SILÁBICO-ALFABÉTICAS
Quando a criança descobre que uma sílaba pode ser escrita com vogal e/ou com consoante, acaba-se por escrever ambas. Por um período de tempo ela combina na escrita o critério silábico com escritas alfabéticas. Assim, na escrita da criança aparece a forma silábica e alfabética numa mesma palavra.
EX: CAAO (cavalo), BOOLEA (borboleta)
Representa algumas palavras com omissões de letras
A criança escreve a palavra combinando o critério silábico com escritas alfabéticas, embora omita letras no interior das sílabas.
Representa algumas palavras acrescentando letras
A criança escreve a palavra combinando o critério silábico com escritas alfabéticas, embora acrescente letras no interior das sílabas.
Representa a escrita ora silabicamente, ora alfabeticamente
Na escrita da criança aparece a forma silábica e alfabética numa mesma palavra.

ESCRITAS ALFABÉTICAS
A criança ao atingir o nível alfabético, escreve com marcas na oralidade. Dessa forma, escreve exatamente do jeito que fala. Como nos exemplos a seguir: VAZU (vaso), TAQUICI (táxi), PASTEU (pastel). As omissões, trocas e inversões de letras também são bem comuns nesse estágio.
À medida que vão interagindo com a linguagem escrita, vão percebendo que a escrita não é uma representação fiel da fala e aparecem novos problemas de escrita. S/Z, J/G, H, O e E final de palavra, a separação das palavras etc.
Escreve alfabeticamente com omissões de letras nas sílabas. Ex: CATO (CANTO), TIGE (TIGRE), BASIU (BRASIL)...
Escreve alfabeticamente com trocas de letras de sons semelhantes. Ex: DADU (TATU), XANELA (JANELA), ESCELETE (EXCELENTE)...
Escreve alfabeticamente com acréscimos de letras nas sílabas. MARCACO (MACACO)...
Escreve alfabeticamente, mas troca a posição de algumas letras nas sílabas.
Ex: SECOLA (ESCOLA), CARVO (CRAVO)...
Escreve alfabeticamente a frase sem segmentação (separação) entre as palavras. Ou seja, não escreve deixando os espaços em branco entre as palavras.
Ex: LUIZABUTOUMAMAUNASALADA
Escreve todas as palavras ortograficamente
Ex: A menina gosta de mel com limão.
Fonte: Maruny Curto, Lluís. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a ler e a escrever. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

QUADRO DE EVOLUÇÃO CONCEITUAL DA ESCRITA
1º Período
2º Período
3º Período
*Diferenciação da escrita e desenho
*A escrita substitui o desenho
Modos de diferenciação:
*Qualitativo (variedade de letras)
*Quantitativo (quantidade de letras)
Fonetização da escrita: (períodos silábico, silábico-alfabético e alfabético