Páginas
▼
sábado, 1 de fevereiro de 2014
1. Texto em
tiras
a) Selecione
um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto
deverá estar escrito em uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
c) Distribua uma ou mais tiras para cada
elemento do grupo (de forma desordenada) e peça para que o grupo o reconstrua no
chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é
sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto.
Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de
aprendizagem.
- Uma outra forma que fiz também, foi assim: Ao
invés de ser um texto pronto, cada grupo escreveu seu próprio texto e o recortou
em tiras. Foi muito divertido, mas muito mais demorado. Então reserve um tempo
maior para a realização dessa atividade.
2. Horóscopo
a) Selecione do jornal os horóscopos de todos
os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai
perceber.
b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas
pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada
signo.
c) Tire o xerox e dê para cada dupla recompor
os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando
quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certa a
previsão feita pelo horoscopista (?? é isso mesmo??).
3. Anedotas
Selecione algumas piadas de salão e, em duas
colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na
outra (de forma desencontrada) o final das piadas. Os alunos deverão ler e
combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e
encenarem as piadas para a turma.
4. Tiras em Quadrinhos
a) Recorte algumas tiras de histórias em
quadrinhos.
b) Cole-as em uma folha com as partes
desencontradas.
c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de
forma apropriada.
5. Outra com tiras
a) Recorte novas tiras de histórias em
quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo, apague as
falas.
c) Peça que os alunos completem da melhor
maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá
ser feito em duplas.
6. Ache a foto da
notícia
a) Recorte várias notícias com fotos do jornal.
Elimine as legendas.
b) Separe as fotos das
notícias.
c) Desafie o grupo a encontrar o par (notícia +
foto).
7. A Notícia Completa
a) Recorte várias notícias de jornal que tenham
as quatro partes fundamentais: título/manchete, lead, corpo, e foto com
legenda.
b) Desmembre as notícias, recortando as partes
de cada uma.
c) Embaralhe tudinho e peça ao grupo para
reorganizá-las novamente.
8. Texto Quebra-cabeças
a) Recorte alguns textos (tantos quantos forem
os grupos com os quais você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para
motivá-los.
b) Faça marcações de forma desorganizada nos
textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os.
c) Ofereça-os aos grupos para que os montem
novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas de interpretação para que o
grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também
poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder
corretamente a todas as perguntas será o vencedor.
9. Charges
Ler charges de jornal é uma forma divertida de
se manter atualizado.
a) Recorte as charges que encontrar pelos
jornais.
b) Distribua-as para os grupos e peça para
fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento que está sendo
abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo
focalizadas.
c) Troque com os outros grupos de forma que
todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as
diferenças que forem surgindo.
10. Lendo
figuras
a) Selecione figuras (pode ser de jornal
também) que apresentem uma situação passível de se criar um enredo. Explique que
uma boa história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma
história.
b) Peça para que cada um faça a sua leitura do
texto extra-verbal silenciosamente.
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem
para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que
imaginaram para aquela figura. É importante que cada um fale; não ligue se gerar
tumulto na aula, já que isso "faz parte".
Sugestão para projeto de leitura
comentários[0]
Organizar o "passaporte do leitor", que consiste em uma espécie de livrinho com fichas, que contêm dados como: Nome do livro, do autor, da editora, do ilustrador, data em que o livro foi lido pelo aluno e um espaço para registro (escrito ou desenho) da história lida. Essas fichas são preenchidas a cada empréstimo de livros feito na biblioteca da escola pelo aluno.
Projetos de Leitura:
1) Passaporte do Leitor.
Organizar o "passaporte do leitor", que consiste em uma espécie de livrinho com fichas, que contêm dados como: Nome do livro, do autor, da editora, do ilustrador, data em que o livro foi lido pelo aluno e um espaço para registro (escrito ou desenho) da história lida. Essas fichas são preenchidas a cada empréstimo de livros feito na biblioteca da escola pelo aluno.
Sugestão: emprestar um livro por semana. No final do ano, a professora terá o controle de quantos livros o aluno leu.
2) Mural de IndicaçõesA professora confecciona um mural na sala de aula e os alunos recebem fichas com os seguintes dizeres: "Indico o livro____________ porque_______________", que deverão preencher com o nome de um livro que leram e indicá-lo aos amigos, justificando a indicação. As fichas são coladas no mural para que todos da classe tenham acesso à elas.
2) Mural de IndicaçõesA professora confecciona um mural na sala de aula e os alunos recebem fichas com os seguintes dizeres: "Indico o livro____________ porque_______________", que deverão preencher com o nome de um livro que leram e indicá-lo aos amigos, justificando a indicação. As fichas são coladas no mural para que todos da classe tenham acesso à elas.
Reflexão sobre os anseios de uma criança.
Reflexão sobre os anseios de uma criança.
Queridos pais:
- Não me dêem tudo que quero. Não me estraguem, pois não poderão dar-me tudo, sempre.
- Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que eu me sinta mais seguro.
- Na deixem que eu adquira maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado.
- Não me corrijam com raiva e nem na presença de estranhos. Aprenderei muito mais, se falarem com calma e em particular.
- Não me protejam das conseqüências dos meus erros. Talvez eu precise aprender pelo caminho mais áspero, da dor.
- Não levem muito a sério minhas pequenas dores. Necessito delas para obter a atenção que desejo.
- Não me façam promessas que não poderão cumprir depois. Lembrem-se de que isto me deixará profundamente desapontado.
- Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo. Isto poderá afastar-me dele.
- Não desconversem quando faço perguntas, senão procurarei em outro ligar as respostas que não tiver em casa.
- Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis. Ficarei extremamente chocado quando descobrir algum erro de vocês.
- Não digam que meus temores são bobos, mas ajudem-me a compreendê-los.
- Não me tratem como uma pessoa ainda sem personalidade completamente formada. Lembre-se de que eu tenho o meu próprio modo de ser.
- Não vivam me apontando os defeitos das pessoas que me cercam. Isto criará em mim, desde cedo, um espírito intolerante.
- Não esqueçam de que eu gosto de experimentar coisas por mim mesmo. Não queiram ensinar-me tudo.
- Não desistam de me ensinar o bem, o respeito a vocês, aos meus colegas e aos meus professores.
No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que plantarem!!!